assista clicando aqui

22 de novembro de 2011 das 9h às 14h

inscreva-se grátis!

seminário serviços psicológicos on-line

Conselho Federal de Psicologia

Fale com o CFP

Este é o espaço reservado para você tirar suas dúvidas sobre alguma informação que não conste neste site. Questões podem ser enviadas pelo formulário abaixo:

53 respostas para “Fale com o CFP”

  1. Marize Garcia Guimaraes disse:

    Boa noite! Gostaria de saber quando sera disponibilizado a inscrição para o Seminário Serviços psicológicos on-line?
    Aguardo retorno.
    Marize Guimaraes

  2. Catarina Pina Camandaroba disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se o estudante de Psicologia não poderá participar do Seminário Serviços Psicológicos on-line.

  3. Alice Sarmento disse:

    Primeiramente quero expressar minha alegria com esta iniciativa de vcs. Este tema eu sempre desejei saber mais.
    Haverá um certificado para os participantes? Se sim, de quantas horas?

  4. Alba Sales disse:

    Gostaria de saber se pessoas que participarem deste evento recebem certificado de participação?

  5. Como posso obter o credenciamento do meu site ao CFP?
    Atenciosamente,
    Clarissa Leite

  6. Flavia disse:

    Bom dia
    Não estou conseguindo realizar minha inscrição. Ao clicar no link a tela não abre. Há outra possibilidade de inscrever-me que não seja via esse link?
    Obrigada desde já.
    Flávia (psicóloga)

  7. Eliza disse:

    Para quem assistir a palestra há algum tipo de certificado que possa ser usado na faculdade como comprovante de horas de atividade acadêmica complementar?

    Obrigada

  8. Jorge Almeida dos Santos disse:

    Gostaria de saber sobre a aprovação das trinta horas de serviço semanal, em que pé está e também com relação ao nosso salário base, visto que abrem-se concursos em prefeituras brasileiras com salários humilhantes, como rever essas questões, por exemplo fiz faculdade presencial 5 anos e estou terminando a pós graduação em dependência química e estou com um salário de 1.600.00, por 40 horas.

    • Carolina Menkes disse:

      Jorge, em 30 de setembro, o Projeto de Lei PLC nº 150 – que determina a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de psicologia -, foi recebido de volta na Câmara dos Deputados e passou a ser identificado como PL 3338/2008. A mudança ocorreu após a aprovação do Projeto pelo Senado Federal. O texto, originalmente de autoria do Deputado Felipe Bornie, continha a emenda substitutiva apresentada pela senadora Marta Suplicy, que além de determinar as 30 horas, estabelece que a eventual redução de jornada não deverá acarretar redução da remuneração. Ainda não foram definidas as Comissões em que o Projeto deverá ser analisado na Câmara dos Deputados.}
      O piso salarial dos profissionais de Psicologia não foi fixado. Entretanto, há Projeto de Lei, tramitando no Congresso Nacional, que pretende regulamentar isto. Trata-se do PL 5440/2009 que se encontra atualmente na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.Ademais, aproveitamos o ensejo para informar que esta questão é tratada pelo Sindicato. Assim, sugerimos que este seja procurado para mais informações. Seguem os contatos da FENAPSI (Federação Nacional dos Psicólogos):Telefone: 31.3295-2404 / 31.3295-3462 / (11) 4811-5027.

  9. Rosane disse:

    Estou tentando fazer a minha inscrição e o campo Estado, não tem acesso. Ao terminar a inscrição é solicitado a informação Estado e não é concluída a inscrição. Como posso fazer ? Quero muito participar do seminário on line.

    Por favor, aguardo orientação.

    Rosane Martinez

  10. Baruc Fontes disse:

    Olá, gostaria de contribuir com uma opinião; por que não colocam alguns seminários online para fns de semana ou mesmo feriados? Pois fica complicado assistir na semana, nem sempre a maioria tem tempo.

  11. Rívia França disse:

    Gostaria de saber, estou cursando psicologia e faço aula de etica, sobre terapia on-line isso nao seria errado perante o codigo de etica? se nao, qual artigo que te acoberta sobre a terapia on-line?

    • CFP disse:

      Prezada Rívia,

      O Conselho Federal de Psicologia informa que o atendimento psicoterapêutico e outros serviços psicológicos mediados por computador foram regulamentados por meio da Resolução CFP n° 012/2005. Dessa forma, o atendimento psicoterapêutico é permitido em caráter experimental, desde que sejam garantidas as condições indicadas nesta Resolução:

      Art. 1o. O atendimento psicoterapêutico mediado pelo computador, por ser uma prática ainda não reconhecida pela Psicologia, pode ser utilizado em caráter experimental, desde que sejam garantidas as seguintes condições:
      I – Faça parte de projeto de pesquisa conforme critérios dispostos na Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde ou legislação que venha a substituí-la, e resoluções específicas do Conselho Federal de Psicologia para pesquisas com seres humanos em Psicologia; II – Respeite o Código de Ética Profissional do Psicólogo; III – O psicólogo que esteja desenvolvendo pesquisa em atendimento psicoterapêutico mediado pelo computador tenha protocolo de pesquisa aprovado por Comitê de Ética em pesquisa reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde, conforme resolução CNS 196/96 ou legislação que venha a substituí-la; IV – O psicólogo pesquisador não receba, a qualquer título, honorários da população pesquisada; sendo também vedada qualquer forma de remuneração do usuário pesquisado; V – O usuário atendido na pesquisa dê seu consentimento e declare expressamente, em formulário em que conste o texto integral desta Resolução, ter conhecimento do caráter experimental do atendimento psicoterapêutico mediado pelo computador, e dos riscos relativos à privacidade das comunicações inerentes ao meio utilizado; VI – Esteja garantido que o usuário possa a qualquer momento desistir de participar da pesquisa, retirando a autorização, impedindo que seus dados até então recolhidos sejam utilizados na pesquisa; VII – Quando da publicação de resultados de pesquisa, seja mantido o sigilo sobre a identidade do usuário e evitados indícios que possam identificá-lo;

      VIII – O psicólogo pesquisador se compromete a seguir as recomendações técnicas e aquelas relativas à segurança e criptografia reconhecidas internacionalmente; IX – O psicólogo pesquisador deverá informar imediatamente a todos os usuários envolvidos na pesquisa, toda e qualquer violação de segurança que comprometa a confidencialidade dos dados.

      Os outros serviços psicológicos mediados por computador, desde que não psicoterapêuticos, tais como orientação psicológica e afetivo-sexual, orientação profissional, orientação de aprendizagem e Psicologia escolar, orientação ergonômica, consultorias a empresas, reabilitação cognitiva, ideomotora e comunicativa, processos prévios de seleção de pessoal, utilização de testes psicológicos informatizados com avaliação favorável de acordo com Resolução CFP N° 002/03, utilização de softwares informativos e educativos com resposta automatizada, e outros, são permitidos desde que pontuais e informativos e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e na Resolução CFP n° 012/2005, sendo garantidas as condições desta Resolução.

      Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

  12. Lara Ribeiro disse:

    Os seminários on line podem ser gravados ou passam em horário alternativo?

    • Carolina Menkes disse:

      Lara, os seminários on line ficam disponíveis no canal do CFP no You Tube poucos dias depois do evento.

  13. Lara Ribeiro disse:

    Os dados que preenchemos na inscrição dos eventos on line são protegidos? Pergunto porque não encontrei sinais de medidas de segurança comuns nessas situações.

  14. ediana lima de almeida disse:

    Fiquei mt satisfeita com o tema que sera abordado no próximo semínário, pois, é um assunto de mt complexidade e, que é pouco divulgado ou comentado, tanto nas redes de ensino como nos órgãos competentes.De acordo com pesquisas feitas, é muito confuso para uma pessoa leiga entender a diferença entre uma terapia ou atendimento psicólogico on-line.Espero ter mais informações sobre o assunto,e principalmente,que sejam apresentados politicas para uma melhor fiscalização nesse tipo de atendimento.

  15. Baruc Fontes disse:

    Gostaria de saber sobre o certificado, qual o procedimento para obtê-lo após a participação do evento? Quem assistir pelo youtube depois terá direito ao mesmo?

    • Carolina Menkes disse:

      Baruc, quem tiver se inscrito e assistir ao seminário receberá um email com um link para acessar e imprimir o certificado.

  16. Marize Garcia Guimaraes disse:

    Gostaria de parabenizar pela iniciativa, é fabuloso termos um órgão que lute pelas nossas causas e pensem em nossas lutas. Gostaria de saber como faço para saber se minha inscrição foi realizada e quais os precedimentos e como faço para acessar amanhã o curso, Obrigada.Marize

  17. Tácito Loureiro disse:

    Enviou-se estes dias atrás um e-mail urgente ao CFP de Psicologia com um Projeto de Lei chamado Estatuto da Diversidade, sobre o qual é importante evidentemente o CFP se manifestar, colaborar para realizar o aperfeiçoamento deste e defendê-lo, vez que se trata de Projeto de Lei mais do que justo à sociedade brasileira e diz respeito a temas também relacionados com a Psicologia. Espera-se que tenham visto o e-mail e ajam!

  18. Ana Mônica Pinto Jordão de Siqueira Melo disse:

    Como faço para acessar o seminário?

  19. Marize Garcia Guimaraes disse:

    Já estou no link, mas ainda não apareceu nada.
    É isso mesmo?

  20. LUIS KANTEK disse:

    BOM DIA, ALGUM PROBLEMA A SER REPORTADO? SÃO 9:10, DIA 22 E NÃO EXISTE NENHUMA INFO SOBRE O INICIO DO SEMINARIO.
    GRATO

  21. LUIS KANTEK disse:

    QUAL LINK?

  22. LUIS KANTEK disse:

    NAO VEJO NENHUMA AREA DE VIDEO…

  23. LUIS KANTEK disse:

    Estao havendo paradas na trasmissao com freeze e depois tela preta? Ultima as 9:47
    Grato

  24. LUIS KANTEK disse:

    OLA NOVAMENTE,

    ESTE SEMINARIO ESTA DISPONIVEL NA INTEGRA EM VDEO NO SITE?
    GRATO

    LUIS

  25. LUIS KANTEK disse:

    9:58 NENHUMA IMAGEM APOS UM PONTO DE INTERROGACAO….

  26. LUIS KANTEK disse:

    9:58 ~ 10:05 continua sem imagem…

  27. LUIS KANTEK disse:

    10:12 segue sem imagem?

  28. LUIS KANTEK disse:

    Os conferencistas deveriam ser informados sobre as falhas tecnicas. Afinal estamos debatendo exatamente isso. Estamos perdendo partes importantes, sao quase 1500 pessoas com lacunas na apresentacao.

    Grato

    Luis Kantek

    • Carolina Menkes disse:

      Luis, pedimos desculpas, tentamos solucionar os problemas na medida do possível. Assista depois no canal do cfp no you tube.

  29. Marcos Okagawa januario disse:

    Boa tarde

    Gostaria de saber se o CFP, disponibilizara certifica para quem assistiu a palestra on line de hoje

    grato

    Marcos